terça-feira, 16 de março de 2010

Teorias da conspiração

O homem não foi à Lua, o governo norte-americano tramou o ataque às torres gêmeas, o naufrágio do Titanic não ocorreu, o vírus da AIDS saiu de um laboratório, Leonardo da Vinci era um espião vindo futuro e a família real britânica faz parte da galera dos reptilianos - grandes lagartos alienígenas mutantes. Tem mais: os terremotos e tsunamis são causados por uma arma eletromagnética e Paul McCartney já morreu. Em seu lugar está um sósia descoberto por Brian Epstein em 1996, dias de o carro do cantor ser arrastado por um caminhão. Essa é muito boa.

O curioso é que tais teorias são cheias de detalhes. A da Lua, por exemplo. Não passou de filme com roteiro de Arthur C. Clarke, dirigido por Stanley Kubrick num estúdio de Londres. Em relação ao 11 de setembro, ocorreu um auto-atentado planejado por George Bush para ter a desculpa de iniciar uma guerra contra o terrorismo. Não foram aviões que bateram nos prédios. Foram mísseis dos EUA.

Dependendo de ângulo, as teorias da conspiração são engraçadas, absurdas ou levadas a sério. Os mais chatos tentam desmontá-las e, quando conseguem, estragam o prazer de muita gente. O objetivo aqui, portanto, não é desmentir tais teorias, mas engordar a lista de fatos nebulosos da vida nacional e torná-los capazes de competir com episódios mal explicados ocorridos em outras partes do Planeta.

No caso brasileiro, é a política que fornece mais material para o fabuloso mundo da Teoria da Conspiração. Talvez a maioria dos casos esteja relacionada com a morte: Getúlio, Tancredo, Juscelino, PC Farias e Ulysses Guimarães são os mais citados. Sempre existe uma versão nova que, senão verdadeira, sempre pode ser mais interessante do que a supostamente real.

Aguardem. Vou enumerar algumas TCs e aceito sugestões, que serão devidamente assinadas por seus autores. Vamos ver se pelo menos uma vez por mês teremos uma. E-mails para lulafalcao@gmail.com


_lulafalcao

Um comentário:

Titi Tavares Pe disse...

Meu caro Lula, a toria de que os EUA tem em seu poder seres extraterrestres. isso faz acreditar que guardam o bim Laden numa base ultra secreta!

Postar um comentário