terça-feira, 23 de março de 2010

Rio independente

Circula na Internet a idéia de tornar o Rio de Janeiro independente. Tudo por causa dos royalties do pré-sal. De vez quando essas bobagens ganham corpo em várias partes do País. Agora é a vez do Estado cuja capital é a cara do Brasil. Na coluna de Ancelmo Góis, um consultor chamado Paulo Pires chegou a afirmar que, vitoriosa a insurreição, o Estado se tornaria um produtor de petróleo maior do que o Qatar. Segundo Pires, o resto do país teria a pagar, em 2009, R$ 82,39 bilhões pela importação de óleo e gás fluminenses — 12 vezes mais do que o Rio recebeu de royalties. “Se o Estado do Rio fosse um país”, disse Sérgio Besserman à coluna, “a renda per capita do carioca seria um terço maior (33%) do que a do brasileiro”.

Tudo é brincadeira, galhofa, etc e tal, mas muita gente leva essas coisas a sério. E pensem por outro lado, ruim para cariocas e não-cariocas: o BNDES e a Petrobras iriam para Brasília, a Globo viraria TV a cabo (no Brasil) e o campeonato nacional - do Rio - ficaria uma chatice. E quando o petróleo acabar?

A única vantagem: seria mais do que chic pegar a ponte aérea para ir ao exterior.


_lulafalcao

5 comentários:

Duda Rangel disse...

Lula, vejo outras duas grandes vantagens para o Rio tornar-se uma nação. O Estado, digo o país, teria, enfim, mais representantes na Libertadores da América e os cariocas poderiam comprar Old Eight em São Paulo e dizer que estão tomando uísque importado. Abraço, Duda Rangel

romeulourencao disse...

Viva o Rio! O estado abastece o País de petróleo enquanto a cidade é a cara do País.
Há muito tempo que o Brasil vem judiando do Rio, talvez porque o Rio, em virtude de já ter sido capital, jamais adota posturas bairristas, e acha que a Nação vem antes que os interesses estaduais/municipais.
Chega! O Rio manda 100% de impostos para o Brasil e recebe 5%, isso mesmo 5% de volta. E aí estão incluídos os royalties do petróleo!!!!
O Rio deve declarar independência. A inconfidência mineira aconteceu por causa de um imposto de 20%. O Rio paga 95%.
Se o Rio for livre, os impostos ficam no estado, o dinheiro do petróleo fica no estado, e, principalmente, o Rio deixa de ser expoliado pelo restante do Brasil, que parece morrer de inveja das belezas do Rio e faz de tudo para prejudicá-lo economicamente

Deus Família Pátria disse...

Sou radicalmente A FAVOR DA INDEPENDÊNCIA DO RJ!

Depois do que aconteceu ontem no Congresso Nacional, e se a Bandilma sancionar o projeto dos royalties, não vejo outra saída a não ser A INDEPENDÊNCIA.


Ah, a Olimpíada 2016 É DO RIO DE JANEIRO, é o RJ será o ÚLTIMO PAÍS A DESFILAR NO MARACA! O Brasil entrará atrás da Bósnia.

romeulourencao disse...

È MELHOR PENSAREM VINTE VEZES ANTES DE PREJUDICAREM O RIO MAIS UMA VEZ. SEM O RIO O BRASIL NÃO É BRASIL, NÃO TEM CARNAVAL, NEM MÚSICA, NEM COPACABANA, NEM CRISTO, NADINHA.
NO MUNDO INTEIRO QUANDO SE FALA EM BRASIL A IMAGEM É A DO RIO. OU ALGUÉM PENSA EM LYON QUANDO SE FALA NA FRANÇA?
RIO INDEPENDENTE PRA SER LIVRE E DONO DO SEU DESTINO! CHEGA DE SUSTENTAR VADIOS.

Arthur Pendragon Estulano disse...

Nós, Cariocas natos, que amamos de paixão a nossa Cidade, precisamos nos mobilizar, efetivamente, contra esses politiquinhos de M, que estão querendo roubar as nossas riquezas naturais. Precisamos nos apartar do resto do Brasil( algo que defendo, com unhas e dentes, há muito tempo)fundando um novo e rico país, ou seja, a REPÚBLICA DO RIO DE JANEIRO -
Não queremos mais carregar o Brasil nas costas.
Arthur Pendragon -

Postar um comentário