quarta-feira, 1 de abril de 2015

Personagens desnecessários V



Tendência

Quando cheguei, todos me olhavam com asco ou desprezo. Mais tarde, descobri. Era o palito de dentes volteando em minha boca, cavoucando os dentes, passeando entre os lábios com a ajuda da língua, já habituada à coreografia. Outros componentes da minha pessoa por certo também não agradavam aos citadinos: a camisa florida, o cordão de ouro e os óculos ray-ban. Eu me achava um sujeito elegante, mas não acho mais.

Ricardão

Quando Ricardo II entrou em cena, cheio de lamúrias, ela saiu correndo e nunca mais voltou ao teatro. Mesmo com todos os absurdos da montagem – Henrique IV era um robô -, o conde de Hereford, papel da moça, não poderia fazer isso antes da conversa com o rei deposto. A interrupção levou o diretor ao palco e sua explicação sobre a ausência do conde não convenceu o público. Aquilo, segundo ele, faria parte da adaptação. Shakespeare eternamente renovado, citações de Peter Brook etc. De qualquer forma, foi muito sangue frio para um homem de teatro que acabara de perder a mulher e também sua melhor atriz. Mais uma tragédia, desta vez real, embora ele preferisse Ricardo II.

Jeitinho de ser

Por natureza, fujo do assunto, deixo pra lá, empurro com a barriga, ponho uma pedra em cima da história e faço de conta que não é comigo. Vou, então, levando como se pode, assim Deus quer e seja o que Ele quiser, tanto faz como tanto fez; se era pra ser, foi, conforme está escrito.  Além disso, acredito piamente na autoridade de quem pode e na obediência de quem tem juízo.

Ideias
Quem sabe aparece uma ideia e a gente compra um apartamento? – perguntou a si mesmo, mas dirigindo-se à mulher, o homem que conseguia levar a vida vendendo ideias a respeito de tudo.  Até agora nenhuma iluminação, nenhuma sacada capaz de mudar a humanidade, mas ele conseguia sustentar a família dessa forma. Conseguia porque tem sido difícil nos últimos tempos. Há ideias demais no mercado, muitas repetidas, outras inviáveis, sem contar a enorme quantidade das que são realmente boas. O excesso de oferta joga os preços para baixo Não é fácil viver ao sabor de um mercado tão saturado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário