domingo, 2 de dezembro de 2012

Questões trabalhistas


Madrugada terrível. Só vi uma assim em Angústia, de Graciliano. Parecia que não ia acabar e eu não sabia o que seria melhor, acabar ou não. Caso a madrugada se congelasse ali, estaria de bom tamanho. De qualquer forma, a imagem do dia chegando gelava os nervos. Até o final da tarde, meu ego estava exposto à visitação pública, eu tomava minha cervejinha, ainda seguro, usufruindo a sobrevida. Agora, sou um homem aterrorizado. Um mês de férias. Um mês fora do inferno e amanhã, quer dizer, hoje, tudo recomeça.

Não gosto de trabalhar, pelo menos não gosto do meu trabalho. Detesto a empresa, meus colegas são insuportáveis e o salário é uma merda. Tenho cisma especial com o tipo que veste a camisa da empresa e adota seus conceitos de produtividade e resultados. Um dia é demitido, tenta voltar a falar como antes, mas não consegue. Vira um zumbi corporativo, pois, desempregado, perde o pé das mudanças no jargão empresarial e sai por ai, dizendo que isso e aquilo agregam valor. 

Quem conheceu sujeitos assim, como conheço, sabe do que estou falando. Mas a questão central aqui é a volta para o trabalho e o fim de uma série de prazeres reais, como ler até tarde, acordar tarde, almoçar a qualquer hora, andar sem destino. Um bom argumento para a volta - e explica em parte porque não me demito – é a necessidade do dinheiro.

Todos dirão isso, embora eu tenha em mente um sistema de trabalho mais flexível e não obrigatório, como, aliás, também poderia ser o voto. O governo e os empresários um dia terão que fazer isso porque o mundo do trabalho está a cada dia enxuto. O que fazer com o restante? Não se pode deixar a mão-de-obra excedente na miséria? Então, o trabalho torna-se um ambiente para pessoas realmente com vocação, entusiastas, empreendedores, as que se dizem felizes e realizadas como o que fazem. Não é o meu caso. Eu me sentiria feliz sem ir trabalhar todos os dias – melhor ainda, dia nenhum - e gostaria de receber por isso.

Não se trata de seguro-desemprego ou Bolsa Família. Pode ser um salário menor do que os trabalhadores formais, embora digno o suficiente para garantir aluguel, alimentação, lazer, transporte, cultura e plano de saúde. Uma espécie de vida sabática. As empresas continuariam seu modo capitalista e nós, não trabalhadores, teríamos enfim as delícias de um socialismo moreno, ou melhor, bronzeado.

Minha tese é obviamente mais complexa, envolve economia para as empresas em encargos trabalhistas e alguma contribuição dos desempregados em termos de conceitos existências. O problema é que agora estou com uma preguiça danada, amanhã volto ao trabalho e o dia já está amanhecendo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário