sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Talvez uma história sem fim


O século XX foi um dos melhores dos que vivi. Não achei grandes coisas no XIX. A infraestrutura era fraca e as condições de higiene deixavam a desejar. Sem contar o ressentimento, nascido e criado nesse espaço de tempo, embora já tivéssemos teares e os melhores personagens da literatura.Do século XVIII sei quase nada; era criança.

O atual mal começou e começou mal. Não por causa das guerras, comuns a todos, mas pela indiferença, o descolamento dos sentidos, a sensação de não estar. Só agora, neste século, vejo quão relativa é a longevidade. Da luz a gás aos computadores foi um pulo.

Estou em 2014 entre lembranças de um ano especial, 1920, em que conheci o sexo, algumas drogas e várias mulheres. Não havia nada disso em 1780, em minha adolescência, e não há neste momento, em que o homem maduro se torna invisível e sem cheiro. A ele não é dado nem o direito da melancolia, classificada como doença e não como sensação  a ser vivida, até mesmo apreciada, se cair numa tarde de Montevidéu, em 1954.

As pessoas sumiram das ruas e se trancaram em vidas virtuais. Todas as novidades são recebidas com enfado. Sei a besteira  que é esse discurso, já feito em outras eras por gente mais qualificada. Alguns escreviam ouvindo o prelúdio de Tristão e Isolda no gramofone e ganharam nome e fama. Eu sigo anônimo, pensando em anos bons, anos ruins, anos mais ou menos.

1920 foi diferente. Tento escrever sobre este ano há sete décadas e não será desta vez que sairá  completo.  Há sempre um pé atrás quando se escreve sobre um determinado tempo, principalmente por causa do medo de ficar datado. O que acham transgressor numa época pode virar um comportamento comum logo adiante.  No entanto, insisto. Em 1920 eu estava numa pequena cidade histórica, tirando o atraso de um longo sofrimento. Consegui fazer quase tudo que não fiz no séculos passado, por preconceito e preguiça, sempre achando que teria tempo, como de fato tive, a ponto de estar vivo até hoje. Perdi quase duzentos anos esperando por 1920, mas valeu a pena.

1979 foi outro bom. Ano em que tudo, docemente, parecia dirigir-se ao precipício, mas não. Foi apenas a entrada na normalidade sem graça que viria depois. Em 1979, o exagero era uma norma e havia farras inimagináveis para a compreensão humana dos dias de 2014. Já em janeiro, descobrimos a seguinte equação: somos jovens, sabemos disso, temos pouco tempo para arder e é agora ou nunca. Não era o meu caso, já passado dos cem e ainda viçoso. Não lembro de muita coisa por causa da embriaguez constante, mas o inconsciente manda inúmeros flashes divertidos, cheios de ação e arte, paixão e desejo. Lembro, por exemplo, de noites em um bar e ares de liberdade. Podia-se fumar o que fosse sem ser incomodado e fazer sexo sem sentir culpa. Todos nus, tomávamos banho de cachoeira e a orgia tornou-se um ritual quase necessário. Só digo que gastei uns dez anos em 1979. Mas o estoque de anos vindouros parecia ser grande. Sabe-se lá se continua assim, neste século.

Tenho 384 anos. Não sei porque vivo há tanto tempo. Fui levando, levando e quando completei um centenário ainda era jovem e disposto e ao mesmo tempo incomodado. Por que meus amigos morreram tão cedo? Do segundo para o terceiro século eu me acostumei com a situação.Uma vida longa para padrões gerais, sem dúvida, mas um raio para quem a vive. Passou rápido. Hoje, existo com essa saudade do século XX e tal sentimento tem um peso enorme sobre mim.  Não ocorreu-me epifanias, alumbramentos e revelações religiosas, mas depois das grandes guerras passei a sentir o necessário para a vida: bem-estar. Não o da civilização; o meu, apenas.

Na verdade, foram três séculos de egoísmo, em que aprendi a não me apegar às pessoas, pois de repente elas morriam, como morrem agora e sempre. Nem tive preocupações em guardar detalhes da história nem itens de coleção. Tenho um livro autografado por Dostoiévski, numa taberna de São Petersburgo; uma das primeiras lâmpadas de Edison e cartas de Alice (1954), Zelda (1920) e Maria(1979).Esta última, aliás, é uma exceção – vem se arrastando comigo desde o assassinato de Francisco Fernando. Talvez seja da minha espécie. Pena que esteja tão recolhida ultimamente.

Devo ter dito a uma delas, Zelda, que não me apaixonaria por uma garota mais nova, numa "piada" que só eu mesmo entendi; eu era uns duzentos anos mais velho, se não me engano. Obviamente ela encararia "duzentos anos" como uma maneira de dizer, embora eu sempre fosse bem discreto em relação à idade. Terminei ficando com  Alice até o final de 1954, quando ela morreu de câncer. Uma pessoa realmente doce, no melhor sentido da praça; ela, sozinha, fez  aqueles anos. 

E por que recordei dessa parte da minha? É porque sem as mulheres não teria havido a menor graça nestes três séculos. Não valia a  pena nem tê-los vivido.

Atualmente, sem saber quantos séculos ainda terei, resigno-me com musas no passado. O presente século esqueceu das mulheres irreais e clássicas dos nossos velhos livros. Em troca, há um mundo de experiências cruamente práticas, como ser dono de um negócio capaz de gerar negócios, crescer, tornar-se uma potência mundial e ninguém leva em conta o pesado empenho nessa tarefa que, no final das contas, se tornará sem sentido. A solução é não falar sobre o assunto. Simplesmente produzimos coisas e capital, trabalhando como formigas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário