domingo, 8 de setembro de 2013

Lançamento de Iberê Segundo Paulo no Rio

Iberê Segundo Paulo: a relação entre um pastor evangélico e um
escritor alcoólatra num romance carregado de ação, sexo, drogas e dinheiro

Os personagens estão em submundos opostos e se encontram logo no começo de Iberê Segundo Paulo (Editora Nhambiquara)”, romance de Lula Falcão, a ser lançado na Livraria Argumento, dia 09-09, depois de lançamento em São Paulo, Paraty (Flip) e Recife. O pastor Iberê Valdecarlos do Nascimento e o escritor fracassado e alcoólatra Paulo iniciam uma sociedade inusitada, mas verossímil, ao longo de 204 páginas de ação, sexo, drogas e reflexões sobre a culpa e a própria literatura.

Aos poucos, Paulo, um ateu, parece disposto a vender a alma a Deus ou ao Diabo, sem predileção por um ou outro, apenas para cumprir o objetivo de escrever um livro. Enquanto seu parceiro Iberê tem delírios religiosos estranhos, a ponto de verter sangue por todos os poros, e ao mesmo tempo mantém duvidosas ligações com os capos da igreja nos Estados Unidos e a bancada evangélica na Câmara dos Deputados. Qualquer semelhança com fatos atuais é mera coincidência, “embora o noticiário esteja cheio de Iberês, que se apossaram da realidade como falso piedosos cristãos”, como observa o escritor e editor João Bosco A. Souza.

Além de escrever seu próprio romance, Paulo também se dispõe a redigir um apêndice da Bíblia para a igreja de Iberê, incluindo na história filósofos pessimistas e especialmente Dante. Nesse ritmo, senso de humor refinado ou delírio patológico os une – além de problemas judiciais - e aí Iberê fica ainda mais irresistível. Porque ganha leitores além dos fiéis da praça e da igreja. Todos se convertem ao texto que parece uma massa de milfolhas e o recheio é uma trama que engana. “Quem é criação de quem? Iberê inventou Paulo ou foi o contrário?”, observa a jornalista Christiane Marcondes Brito, na orelha da obra. “Você vai rir, vai se identificar, vai querer chorar ou implorar a Paulo para suavizar no castigo aos labirínticos personagens, pois eles estão todos enredados, mais do que se pensa, e o gostoso disso tudo é que existe um final apoteótico (embora a certa altura pareça que o autor não dará conta de tanta ponta sem nó)”.

De certa forma, o livro é também um “book-movie”, pois seus personagens, por problemas existenciais e policiais, percorrem um roteiro que começa em São Paulo e inclui Maceió, Trenton (EUA), Nova York, Recife e Palmeira dos Índios (AL), terra da família de Iberê e do escritor preferido de Paulo, Graciliano Ramos.

O autor

Lula Falcão nasceu em Santana do Ipanema (AL), foi criado no Recife e está radicado em São Paulo desde 1988. É jornalista, com passagem nas principais redações do País, e estreou na literatura com o livro Todo dia me atiro do Térreo. É também coautor de Frevo, 100 anos de folia. Iberê, segundo Paulo é o seu primeiro romance. Mantém o blog www.lulafalcao.com.br em que publica contos e crônicas.

Serviço
Lançamento dia 09-09
A partir da 19h00
Livraria Argumento
Rua Dias Ferreira, 417 - Leblon
Contato@nhambiquara.com.br

livrotododia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário