sábado, 15 de maio de 2010

Em Guerra com os EUA

É claro que nada disso vai acontecer. Deus me livre. Mas é sempre bom ter em vista que um dos grandes perigos do antiamericanismo - pelo menos para a comunidade paranóica – não é ser chamado de antiquado pelo Reinaldo Azevedo. Para cidadãos assustados, o perigo dessa querela de Lula com Obama, por causa do Irã, é real e imediato, como nos filmes: uma guerra Brasil x EUA (coloco nosso País na frente porque provavelmente jogaremos em casa o que, nesse caso, é pior).

Pois pense bem. O orçamento da defesa dos Estados Unidos é estimado em US$ 786 bilhões (2009); o do Brasil, U$ 13,69 bilhões. Enquanto os americanos têm um contingente de 1, 454 milhões de homens e mulheres, quse não passamos dos 300 mil. Isso sem contar a superioridade assustadora dos gringos em termos de navios, porta-aviões, submarinos, bombas, mísseis e coisas atômicas capazes de destruir o mundo não sei quantas vezes. Nós, brasileiros, só usamos energia nuclear para gerar um pouco de energia e tirar raios-X.
Então, Lula, pense duas vezes antes de comprar uma briga desse tamanho. Aquele livro que todo político agora lê – “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu, aconselha:

“Conhece-te a ti e o teu inimigo e, em cem batalhas que seja, nunca correrás perigo”
• Quando te conheces, mas desconheces o teu inimigo, as tuas hipóteses de perder e ganhar são iguais”
• Se te desconheces e ao teu inimigo também, é certo que, em qualquer batalha, correrás perigo”.

Nos três casos a coisa não pende para nosso lado. A primeira, para os paranóicos, está errada. Conhecemos nosso inimigo, mas ele também nos conhece, e melhor, pois estão equipados com satélites-espiões e um monte de outras tranqueiras secretas para saber até o que comemos no café da manhã.

O melhor então, Lula, é seguir outro conselho do mestre: não entre numa roubada, uma briga que você sabe que vai perder. O Mahmoud Ahmadinejad não merece esse sacrifício todo.

Bom, quem pensa dessa forma é alguém muito paranóico. Só estou aqui reproduzindo a preocupação de alguns desajustados.

_lulafalcao

Um comentário:

h.koblitz.e disse...

pior que as armas e bombas é saber que o lado de la não é homem suficiente para vir para o lado de ca ........ por isso produz tantos robos e girigonças mortiferas ......... e seus filhos so chegarão depois de tudo devastado com aquelas maquininhas de medir radiação .... quem viver que taque pedra !

Postar um comentário