segunda-feira, 3 de maio de 2010

O falso plano B de Lula

Em março publiquei neste blog um textinho sobre teorias da conspiração (o homem não foi a Lua, Leonardo da Vinci era um espião vindo do futuro, Paul Paul McCartney já morreu etc). Pedi então que me enviassem TCs mais recentes, de preferência relacionadas com a campanha eleitoral. Uma dessas chegou nesta segunda-feira, com jeito de coisa séria e tratada como verdade. É sobre um pretenso plano B de Lula e do PT para o caso de Dilma não emplacar. Convém salientar que não se trata de novidade e, pelo estilo, deve ter brotado em terreno adversário. A questão é outra.

Mas vamos lá. Segundo tal teoria Lula estaria preocupado com o desempenho de Dilma Rousseff na campanha e tinha em mente uma manobra salvadora para os petistas: ele renunciaria a seu cargo para se lançar candidato a vice da candidata petista e assim entrar na campanha com todo o gás de sua popularidade. O problema é que a história não acaba ai. Depois de eleita, Dilma cumpriria um breve mandato e, em seguida, renunciaria por motivo de saúde para Lula assumir por mais quatro ou oito anos.

Como toda TC tem uma explicação mais ou menos plausível, vejam os sinais que dariam veracidade a esta: “todas as peças se encaixam quando lembramos que Alencar desistiu de concorrer ao Senado e Meirelles aceitou permanecer no Banco Central, ambos abrindo mão de projetos pessoais e a troco de que? De nada? Agora confira: os artigos constitucionais que tratam da eleição não impedem que o presidente se candidate a vice, desde que se afaste do cargo seis meses antes do pleito. Pelo menos é isso que se entende da Constituição nos parágrafos 5 e 6 do Artigo 14, que trata dos direitos políticos”.

A constituição dá panos para as mangas da teoria: “para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito”. O grande porém é o prazo: para ser vice de Dilma, Lula já teria que ter renunciado no mês passado. Apesar disso, os spams com esta “informação” ainda continuaram sendo jogadas na rede.

_lulafalcao

Nenhum comentário:

Postar um comentário