quinta-feira, 10 de junho de 2010

A triste história da Jules Rimet

Para marcar a Copa do Mundo, que começa nesta sexta-feira, segue texto sobre a Taça Jules Rimet, conquistada defintivamente pelo Brasil em 1970. Só que é uma história sem final feliz.

A realização da Copa do Mundo foi decidida em 1928, durante o Congresso da FIFA em Amsterdam. Na época surgiram seis países candidatos a realizar o primeiro certame: Hungria, Itália, Holanda, Espanha, Suécia e Uruguai. Já no ano seguinte, em Barcelona, a entidade já havia escolhido a data e o país onde seria realizado o torneio: 1930, Uruguai. Nada de inspeção em estádios, contratos milionários, obras de infraestruturas. O que pesou em favor dos uruguaios foi o prestígio de sua seleção, obtitido especialmente nas olimpiadas de 1924 e 1927. Dois outros fatores de peso: o centenário da Independência do pais e a disposição da federação local em meter a mão no bolso. Naquele tempo, o Uruguai era conhecido como “Suíça sul-americana", por seu jeito de país desenvolvido, com índices sociais da Europa.

Decidida a promoção do mundial, faltava providenciar algo bem importante: o troféu. A tarefa foi entregue ao artesão Abel Lafleur, em Paris. A taça Jules Rimet ficou pronta em abril de 1929, e os gastos para sua confecção chegaram a 50 mil francos, uma fortuna para a época. Só em 1946 ela passou a se chamar Jule Rimet, numa homanagem ao presidente da FIFA.

O troféu representava uma Vitória alada, levando em suas mãos, levantadas sobre a cabeça, um vaso octogonal em forma de copa. Era de ouro puro com um quilo e oitocentos gramas, e seu peso total correspondia a quatro quilos, com trinta centímetros de altura, incluindo a base de mármore em que se apoiava. Ao seu pé, ao longo dos anos, iam surgindo placas especiais, com o nome gravado dos vencedores dos mundiais realizados até 1970: 1930 (Uruguai), 1934 (Itália), 1938 (Itália), 1959 (Uruguai), 1954 (Alemanha), 1958 (BRASIL), 1962 (BRASIL),1966 (Inglaterra),1970 (BRASIL).

A Jules Rimet, no entanto, teve uma existância atribulada. O belo troféu que havia sido mantido escondido na Segunda Grande Guerra Mundial pelo desportista italiano Otorino Barassi, depois foi roubado na Inglaterra, em 1966, mas logo recuperado. Infelizmente desapareceu da sede da CBF, no Rio de Janeiro, no final de 1983, 13 anos depois da conquista do Tricampeonato pelo Brasil. Para tristeza dos desportistas brasileiros, a imprensa anunciou no dia 28 de janeiro de 1984 que a taça Jules Rimet havia sido derretida no dia seguinte ao roubo, junto com outros troféus ganhos pelo futebol brasileiro.

_lulafalcao

Nenhum comentário:

Postar um comentário