quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Artista de rua


A escultura é amoldada por dentro, na hora, diante dos assistentes. O homem entra no monte de argila, empurra os braços argilosos para fora do futuro dorso e sai alisando com esperteza e prática todas as partes do corpo – seu próprio corpo e o outro se formando por cima –, e daí vai surgindo a obra, com certa rapidez. Em cima é mais fácil. Logo ele tem um quase rosto e tronco, inclusive com umbigo, e as partes genitais, que esfrega com mais demora, às vezes até a erupção súbita do jato branco, espalhando na barriga a nova cor, como se dispusesse um pouco de chantilly num bolo. Depois senta para compor as pernas e pés e o resto e volta-se a deitar para um último retoque na cara, cuja aparência é a dele mesmo ou a de outro qualquer. Ele respira por um canudinho na boca, mas há outro, em que podemos colocar um cigarro ou despejar golinhos de cerveja.

Low profile

Vendi-me por m bom preço, considerando que na época eu não valia nada, em todos os sentidos, moral e financeiro, inclusive. Corruptível, mas incompetente; preguiçoso, ruim de serviço. Só lambia botas subalternas, pessoas sem muito acesso a algum. Faltava-me também um pouco de maldade – acredito piamente em promessas e vivi em falsas oportunidades. Um candidato a um mundo de tantos traquejos precisa de mais esperteza e ousadia. Eu não tinha. Mas o importante é que, ainda assim, ou talvez melhor assim, consegui me colocar sem chamar muita atenção. Vivo bem e saudável desde os primórdios do Império.

Entretenimento


Não tenho muito tempo. Ninguém tem muito tempo. Sem filosofia, por favor. Direto ao assunto. Conta logo a história. Se for boa, eu compro; se não for, o próximo. Não precisa de arte. O negócio é comércio, diversão, concisão, marca e produto. Nem literatura nem cinema de autor. Não quero coitados, pobres, mulheres mal vestidas, viados, causas sociais, essas merdas. Só me servem tiro certeiro no cérebro, mensagem rasa e precisa, potencial de viralização. A partir de agora é assim. Nós ganhamos e será deste jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário