segunda-feira, 2 de março de 2015

Preparando Ariel



Se for morrer mesmo, por favor, não me arme uma cena, Ariel. Todo mundo morre, querido, e é só uma vez. Então não estrague tudo, principalmente não chore; não grite que quer viver. Um homem da sua posição tem que partir de cabeça erguida. Eu sei, meu amor, estou falando no sentido figurado. Você não vai mais se levantar desta cama. Aliás, os últimos exames confirmaram: é aquilo mesmo e é grande. Portanto, Ariel, parta direitinho, sereno, sem escândalo. Pense em sua imagem, na posteridade; pense também na sua família, eu e seus filhos, Ariel. Queremos que nos deixe um legado, um exemplo, e a hora da morte é um momento único. Eu sei que é uma obviedade, querido, só estou reforçando: uma pessoa pública não pode se dar a certos luxos.

Contratei aquela menina da assessoria de imprensa. Quando a coisa piorar – e vai piorar -, ela cuidará da divulgação dos boletins médicos. Um de manha e outro à noite. O que você acha? Ela escreveu um obituário bacana. Posso ler? São duas paginas. Vou pedir para colocar mais alguma coisa sobre mim e as crianças, pois ficou apenas "deixa mulher e dois filhos". Também providenciei um bufê.

Se eu fosse você aproveitava esse tempinho para pensar nas ultimas palavras. É importante. Andei pesquisando na Internet. Muita gente ficou marcada pela frase final, o arremate, a cereja do bolo. Assim que o analgésico começar a fazer efeito você poderia dar uma trabalhadinha nisso. Gosto muito de aliterações. Deixe uma mensagem de otimismo para a humanidade. Algo nessa linha, Ariel; uma aposta nos que ficarão sem você, meu bem. Tem ainda o epitáfio. Pode ser uma frase irônica, engraçada, direta; é a sua cara. Falar nisso, pare com o mau humor. Daqui a pouco você tem visita.

O que me chateia, Ariel, é esse seu pânico da morte. Não é um negócio de outro mundo – para alguns, é, mas aí é outra história, e você é ateu. Quero dizer o seguinte: segure a onda e não mude de ideia. O povo detesta vira-casaca. Nada de ai meu Deus. Não pega bem para um intelectual de sua estatura. Outra coisa: se tiver algum segredo, conte logo. Nada de surpresas de última hora.

Enfim, Ariel, pense no evento pelo lado positivo. Eu sei que é difícil, mas faça um esforcinho. No final vai dar tudo certo, você vai ver. Eu sei, querido, você não vai ver. É só um jeito de dizer. Cadê sua capacidade de abstração, Ariel?



Nenhum comentário:

Postar um comentário