quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Autópsia de um Bípede

Dia 27, às 19h, na Casa das Rosas (Av. Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo), lançamento do livro “Autópsia de um Bípede”, do meu amigo Marco Polo. 

“Embora há anos atrás tenha escrito uma plaquete com 18 textos a que intitulei Narrativas, considero este meu primeiro livro de contos. Ele está dividido em sete partes. Após um prólogo, na primeira parte estão narrativas curtas sobre um mesmo personagem, num clima lírico. Na segunda estão dois textos híbridos, contando mais uma situação do que uma história. A terceira parte é composta de minicontos. A quarta tem o formato de argumentos para curtas-metragens. A quinta tem um cunho humorístico. A sexta se curva sob um toque de tragédia. Há um interlúdio e por fim o personagem inicial é retomado em dois relatos.
Apesar dos tons diferenciados e da forma variada, alguns elementos garantem a unidade do livro. Primeiro, a recorrência de alguns personagens. Depois, a constante aparição dos temas amor e morte, infância e juventude. Também é constante a linguagem despojada. Finalmente, em todos os textos há a preocupação de contar bem uma boa história, sem grandes digressões. Mesmo os contos mais, digamos, difusos, têm um caráter narrativo. Na verdade, narrativas diferenciadas, uma vez que meus temas não são o cotidiano normal, mas justamente o que quebra a normalidade. O próprio título do livro já indica algo assim.
Por fim, há uma frequência do que chamo de conto com dobras. Contos que se desdobram em uma variação do mesmo tema. Contos que falam de gêmeos (duplos?). Contos que se desenvolvem por etapas ou que contam de modo diferente a mesma história”. (Marco Polo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário