sábado, 15 de junho de 2013

Coisas diferentes




Daqui a vinte anos ninguém vai encarar um romance ou mesmo uma novela, talvez nem um conto. A previsão do escritor Philip Roth contempla apenas a sobrevivência de pequenos textos, posts, recados e besteiras como as que seguem abaixo:

Personagens

A criação de personagens em cativeiro tem dado muito trabalho e nenhum lucro. Todos cheios de manias, crenças complicadas e diálogos enormes, esses animais ocupam muito espaço e têm péssima rentabilidade. Além disso, quando se misturam, no banho de sol, também misturam seus enredos, uns enveredando pela história dos outros, até chegarem a um embaralhamento sem perspectiva de ponto final.

Carreiras

Às vésperas de completar 19 anos, Ana Lúcia tomou uma decisão radical: “quero ser puta”. A escolha, fria e pragmática, estava destituída de carga moral. Houve apenas uma consulta ao ranking das melhores carreiras e ela descobriu uma mudança quase anual da atividade da moda - a mais financeiramente rentável e facilmente absorvida pelo mercado de trabalho. Se escolhesse Nanotecnologia, no ano que vem poderia estar ultrapassada pelo Techno Urbanismo ou a Psicologia de Vidas Futuras. Já a prostituição vem se mantendo estável há séculos.

Imprensa

A revista “Roberta” trata de assuntos femininos, tipo Cláudia, mas existe uma mulher de verdade no comando da redação: a própria Roberta. Daí o nome da publicação. Roberta é filha do dono da editora, Roberto, e está no terceiro ano de jornalismo. Roberta é tratada por “Rô” pelas editoras assistentes, suas amigas Renata (Rê) e Fernanda (Fê). A imprensa não era sua primeira opção. A primeira era moda. Por isso, “Roberta” traz imensas matérias sobre roupas. Depois de moda, Roberta gosta de frequentar a hípica e tomar tequila. Os textos da revistas são ruins e Roberta não está em condições de melhorá-los, pois sempre chega ao trabalho atrasada, de ressaca, e logo quer ir embora, arrastando as assistentes. De vez em quando, Roberto, o pai, lembra que a “Roberta” está no vermelho, mas ela faz muxoxo, não dá a menor bola, tem mais o que fazer, hoje é sexta-feira.

Comportamento

Assim, reticente, sempre, nada a acrescentar, e se tinha guardava pra si, escondia o jogo, a danada. Meio perigosa, até, eu achava, às vezes, embora fosse bonitinha, aliás, linda, não vou mentir. Estragava a avaliação, esse jeitinho dela, cheio de vírgulas, não-me toques, dissimulações. Mesmo assim resolvi ir em frente, a coisa foi ficando complicada. Não seria o primeiro a cair na armadilha, nem o último, pois decorreram dois meses e quem avisa amigo é, ele avisou, mas eu não esperava que fosse com ele e foi. Ana Lúcia pegou mais um, meu melhor amigo. Mas ele avisou.

Lançamento


Para variar, lembro o lançamento do romance “Iberê Segundo Paulo” (Editora Nhambiquara), dia 17, na Mercearia São Pedro – Rua Rodésia 34. A partir das 19h30. Aproveitem. Só temos vinte anos pela frente.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário