quinta-feira, 7 de março de 2013

Personagens desnecessários – 2



O parto

Os gêmeos nasceram disputando espaço, desde o útero, um tentando deixar o outro para trás na hora do parto, cabeça contra cabeça, uma competição selvagem, batalha de vida ou morte no líquido amniótico. Suspensa as vias naturais, dada a violência da briga, a cesariana tornou-se um espetáculo pavoroso, nunca visto na obstetrícia, pois os bebês se engalfinhavam e quando tinham chance erguiam a mão, em busca de resgate, num choro que parecia grito. Saíram dois estranhos ofegantes, e o primeiro a ser puxado esboçou uma cara de desdém para o segundo, que exibia revolta e estava vermelho de raiva. Como Ares e Hefesto, filhos de Zeus, e Caim e Abel, filhos de Adão, os gêmeos estariam destinados a uma vida de conflito permanente.  O médico, no entanto, tranquilizou os pais:“a concorrência é saudável em nossa economia de mercado”.  


O pulo

Tudo bem, pode pular. Mas é alto. São os cinqüenta metros, seu corpo vai ficar bastante estragado e, caso você pudesse ver isso pensaria em desistir.  O que custa esperar mais um pouco? Acabará do mesmo jeito, de forma natural, e a situação pode mudar; enquanto há vida, há esperança, a última que morre etc. Caso você salte ela morrerá junto. Pense nisso. Só estou querendo ajudar, sei como é, já saltei, morri, renasci, mas sem nenhuma parte do corpo; só essa voz, agora, em que vivo. Se quiser saltar, procure esse endereço antes, converse com essas pessoas. Você pode ficar assim, uma experiência de eternidade terrena, sem Deus - e continuar apenas como voz, igual a mim, mas sem corpo. O que chamam de fantasma é isso. Insistentemente vivo e sem poder pular outra vez. 

O acaso

Desde que cheguei já fiz três merdas: acendi o cigarro no lado do filtro, quebrei um copo e bati com a cara no vidro. Acontece sempre. Ontem mesmo, esqueci o ferro elétrico ligado, perdi a chave e joguei fora meia dúzia de ovos, pensando que a caixa estava vazia. Minha mãe me achava aéreo e meu pai me achava “desligado”. Não é déficit de atenção. É outra coisa. Mais séria. Faço isso por gosto. Notei que agradava e fui agregando novas trapalhadas à minha existência. Todo dia penso num número diferente. É uma espécie de imitação do acaso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário