quinta-feira, 2 de junho de 2011

Caios e clarices

Puro exercício de adivinhação é especular sobre os motivos que levam centenas de tuiteiros a encher suas timelines com frases e mais frases de Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu. Que os dois escritores merecem, não há dúvida. O que intriga é: por que eles? Talvez o gosto por textos curtos que encerram imagens reflexivas, típico dos dois, tenha encontrado boa pousada no mundo dos 140 caracteres. Mas ainda não é uma boa explicação. De qualquer forma, é estranho não ler com tanta freqüência no twitter escritores como Paulo Leminski. A prosa de Catatau (Ed. do Autor, 1975, e Sulina, 1989) daria um ano de boas tuitagens para os apreciadores das citações.

-o-

Lampião no inferno


O Nordeste é cenário para a novela das seis, enquanto o enredo das nove se passa habitualmente no Leblon, com seus personagens urbanos e cheios de negócios a tratar. Homens e mulheres da Zona Sul carioca – e às vezes dos Jardins, em São Paulo – povoam o horário principal entre amores, angustias, intrigas empresariais e bons restaurantes É o momento da vida real. Já a matinê traz figuras farsescas e o indefectível sotaque criado pela TV Globo. É tudo meio circense, armorial, cômico, pitoresco, medieval, lúdico, longe da realidade. Seja de época ou não, quase sempre essas novelas trazem coronéis, capatazes, cangaceiros, curandeiros e uma versão agreste de Romeu e Julieta. Dois mundos.


@_lulafalcao

2 comentários:

Renata Lins disse...

1. adoro a novela das seis. E (só pra dizer, não é argumento de autoridade não, juro) Ariano também! Tô em boa companhia... mesmo com o "sotaque globo". Mas o "sotaque globo" prá ZSul RioSampa não é menos fake... essa mistura de carioquês com paulistês na mesma família só acontece ali!
2. Sobre Leminski: acho que é falta de conhecimento. Porque senão ele tava dominando Caio e Clarice.

teta disse...

Odeio quem coloca comentário no meu blog seguido de um link, tipo: "Olha o texto que escrevi em tal lugar" ou "vai lá conhecer meu blog" e tal. Mas, lendo esse seu texto, não resisti e vou sim, colocar o link de um texto meu publicado no blog do jornalista Ricardo Noblat (O Globo) sobre a novela global e seu sotaque fail! http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2011/05/30/devolva-meu-sotaque-383311.asp

Postar um comentário